A Juventude Socialista reuniu a sua Comissão Nacional, no passado domingo, na Covilhã, com o intuito de estruturar a sua atividade no presente ano.
Antes do início dos trabalhos teve lugar uma sessão de abertura que contou com as intervenções do recém eleito presidente da Federação de Castelo Branco da JS, Tiago Soares Monteiro, de Hélio Fazendeiro, antigo Secretário-geral Adjunto da JS, em representação do Presidente da Concelhia do PS, Vítor Pereira, e de Hortense Martins, deputada e presidente da Federação de Castelo Branco do PS.
A reunião magna dos jovens socialistas incluía, na sua ordem de trabalhos, a discussão do plano de atividades para o ano de 2020, a análise da situação política e a apresentação das propostas de alteração ao Orçamento do Estado, por parte dos deputados jovens do Partido Socialista.
No debate que se prolongou por toda tarde, e de todos os temas abordados, de destacar o debate em torno do plano de atividades, dividido em quatro temáticas distintas:
O reforço das estruturas locais através do Roteiro 2030, que consiste numa agenda para a década com base no impacto que políticas públicas destinadas às novas gerações tiveram em diferentes territórios.
Uma agenda setorial mais forte, com especial incidência no ensino, no trabalho, no aprofundamento das propostas relativas a ordens profissionais e a Conferência do Clima.
A nível organizacional, a aposta passa pela formação e capacitação política dos quadros da Juventude Socialista, através de atividades de âmbito nacional como o Encontro Nacional de Concelhias ou a Academia Mário Soares, com um novo formato, mais sólido e de maior propensão formativa.
Por último, o reforço da presença parlamentar da JS e as novas ambições, bem como a projeção de jornadas parlamentares que pretendem aproximar os deputados às realidades territoriais dos jovens. Neste ponto, foram ainda apresentadas as propostas de alteração ao Orçamento do Estado que serão apresentadas pela juventude Socialista.