Menu

Notícias

Deputados da JS participam na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Secundário


Single

Os deputados jovens do Partido Socialista, João Torres e Diogo Leão, participam, hoje, nos trabalhos de discussão dos Projetos de Recomendação aprovados pelos diversos círculos eleitorais que elegeram os representantes nacionais das escolas participantes em mais uma edição do Parlamento dos Jovens.

O Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, cuja 20.ª edição teve como tema «Portugal: assimetrias litoral/interior – Que soluções?», contemplou a participação de 458 escolas, de todo o país, e culmina na sessão nacional, que decorre na Assembleia da República, com a representação de 65 escolas, por 130 jovens “deputados”.

A primeira fase dos trabalhos da sessão nacional implica o debate, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares.

Os deputados da JS coadjuvam os trabalhos de duas das quatro Comissões existentes, nomeadamente, da 2.ª Comissão (Aveiro, Bragança, Leiria, Madeira, Portalegre, Porto, e Setúbal), pelo deputado Diogo Leão, e da 4.ª Comissão (Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Porto e Vila Real), pelo deputado João Torres.

Para João Torres, Secretário-geral da JS, o projeto do Parlamento dos Jovens é uma iniciativa que pretende «dar voz aos jovens portugueses, aproximando-os da política e da democracia representativa» contribuindo para «demonstrar a relevância dos votos dos cidadãos, bem como a responsabilidade que recai sobre os eleitos, atribuída por esses votos, de dar voz às recomendações daqueles que os elegeram».

Diogo Leão, Secretário-geral Adjunto da JS, considera que a temática escolhida, as assimetrias entre o litoral e o interior do país, é particularmente relevante «no momento em que se discute a reforma das CCDRs e das Áreas Metropolitanas», sendo que a autonomia da administração local é um dos temas mais abordados pelos jovens “deputados”.

Nota: A constituição das Comissões pode ser consultada AQUI. Os Projetos de Recomendação podem ser consultados AQUI.

23/05/2016
Back to Top