Menu
Parlamento   >

Deputados

Ivan Gonçalves

 

Brevemente

 

João Torres

 

Biografia pessoal e profissional

 

João Torres nasceu no dia 24 de Abril de 1986 e é natural do concelho da Maia.

Concluiu o ensino básico na Escola E.B. 2,3 de Gueifães e frequentou a Escola Secundária da Maia, tendo concluído o Curso Geral do 1.º Agrupamento (Científico-Natural) nesse estabelecimento de ensino.

Participou nas Olimpíadas de Física em 2013. Após a realização de provas de apuramento, integrou a delegação portuguesa na IX Olimpíada Ibero-americana da Física, que teve lugar em Salvador da Baía, no Brasil, no ano de 2004, tendo recebido uma menção honrosa pela sua participação.

Ingressou no curso de Engenharia Civil, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil e apresentou uma dissertação sobre Manutenção Técnica de Edifícios.

Como engenheiro civil, exerceu responsabilidades de direcção de obra numa empresa de construção civil e obras públicas do distrito do Porto. É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros.

 

Percurso político

 

Aderiu à Juventude Socialista em 2002, tendo liderado várias estruturas dessa organização, desde o núcleo de residência da sua freguesia, Gueifães, à estrutura concelhia da Maia e à estrutura federativa do distrito do Porto.

Em 2005, nas Eleições Autárquicas, integrou as listas das candidaturas do Partido Socialista à Assembleia Municipal da Maia e à Assembleia de Freguesia de Gueifães.

Participou pela primeira vez numa reunião da Assembleia Municipal da Maia em 2006, tendo sido reeleito para esse órgão na Eleições Autárquicas de 2009 e 2013.

Em 2011, foi candidato à Assembleia da República pelo Partido Socialista, pelo círculo eleitoral do Porto.

Em Novembro de 2012, em Viseu, foi eleito Secretário-geral da Juventude Socialista, a maior organização político-partidária de juventude em Portugal, tendo sido reeleito para o exercício das mesmas funções em Dezembro de 2014, em Tróia.

Foi cabeça-de-lista pelo Partido Socialista à Assembleia Municipal da Maia, nas Eleições Autárquicas de 2013. Desde então, lidera o Grupo do Partido Socialista nesse órgão autárquico.

Nas Eleições Legislativas de 2015, foi eleito deputado do Partido Socialista (PS) pelo círculo eleitoral do Porto.

Em Janeiro de 2017, após ter cessado funções como Secretário geral da JS, foi eleito Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, com os pelouros do Ambiente, Ordenamento do Território e Desporto.

É membro efectivo da Comissão Política Nacional do PS.

 

 

Diogo Leão

 

Brevemente

 

Back to Top