A Juventude Socialista organiza novamente o «Fórum Europa», decorrendo a segunda edição da iniciativa nos dias 26 e 27 de novembro no Hotel Real Marina, em Olhão, no Algarve, com início às 15:00 horas de sábado e encerramento às 12:30 de domingo.
Os jovens socialistas recuperam uma das suas iniciativas mais importantes dos últimos anos para fazer um balanço sobre o atual estado da União Europeia, contemplando, entre outros assuntos, a crise dos refugiados, o European Youth Plan socialista e os recentes desenvolvimentos causados pelo Brexit e pela eleição de Donald Trump.
Para João Torres, Secretário-geral da JS, «o longo caminho que percorremos desde março de 2014, momento da realização da primeira edição do Fórum Europa, então a propósito das Eleições Europeias que se avizinhavam e onde se prefigurava como candidato jovem o nosso Camarada Diogo Leão, Secretário-geral Adjunto da Juventude Socialista, exige, hoje, uma reflexão».
O Fórum Europa permitirá aos jovens socialistas que nele participam discutir estes e outros assuntos, congregando um conjunto de oradores especialmente qualificados, dinâmicas participativas inovadoras e mais de uma centena de participantes.
A iniciativa contará com a participação, enquanto oradores, de vários deputados socialistas, entre os quais, António Eusébio, José Manuel Pureza, Elza Pais, Luís Graça, Pedro Delgado Alves, Jamila Madeira, Fernando Anastácio, João Torres, Diogo Leão e Ivan Gonçalves, bem como do Presidente da Delegação Portuguesa do S&D, Carlos Zorrinho e do Vice-Presidente Pedro Silva Pereira, e ainda da Vice-presidente do S&D, Maria João Rodrigues, todos eles eurodeputados.
Enquanto oradores convidados participam, também, a Secretária-geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina e o Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Olhão, Luciano Jesus.
A iniciativa conta com três painéis, o primeiro sobre «A crise dos refugiados na Europa: uma oportunidade solidária», o segundo sobre «O European Youth Plan e o Pilar Social da União Europeia: a emancipação jovem como uma causa de tod@s» e o último, já no domingo, versa sobre «Do Brexit a Donald Trump: os novos desafios da União Europeia».
Sob um novo formato, as Dinâmicas Setoriais, os participantes serão organizados em oito Comissões Setoriais e debaterão na especialidade um conjunto de propostas. Essas propostas seguirão para um Plenário final onde serão votadas através de uma aplicação online, selecionando as mais populares que merecerão, depois, um comentário aprofundado dos oradores convidados.
O programa completo do Fórum Europa pode ser consultado AQUI.
O Documento Político da iniciativa, onde se explicam as dinâmicas dos trabalhos, está disponível AQUI.