Secretário-geral da Juventude Socialista visita escolas básicas e secundárias

Esta segunda-feira, dia 13 de Março, o Secretário-geral da Juventude Socialista e Deputado à Assembleia da República, Ivan Gonçalves, marcou presença em debates e visitas de reconhecimento em várias escolas.

Tendo como pano de fundo a Constituição da República Portuguesa, o Secretário-geral da Juventude Socialista participou num debate com alunos da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada. «A nossa Constituição é a marca de um verdadeiro contrato social existente no nosso país, pois reflete as conquistas e aspirações do 25 de Abril ao consagrar direitos essenciais para os trabalhadores e para o povo português», defendeu Ivan Gonçalves.

Por sua vez, em visita à Escola Secundária João de Barros, no concelho do Seixal, o líder dos jovens socialistas teve oportunidade de debater, com várias turmas, os problemas da participação cívica e política dos jovens.

Acompanhado pelo presidente da Concelhia do Seixal da JS, Tomás Santos, pelo Presidente da Federação de Setúbal, Filipe Pacheco, e por professores membros da direção da escola, houve tempo para conhecer a realidade precária em que aquele estabelecimento de ensino se encontra.

Ivan Gonçalves reconheceu que «este é mais um exemplo de obras de requalificação escolar que nunca poderiam ter sido paradas pelo anterior executivo PSD/CDS. Felizmente, o atual Ministério da Educação lançou já o concurso internacional que garante a sua conclusão e assegura que estes estudantes poderão deixar os pré-fabricados em que se encontram e voltar a ter uma escola digna e com condições».

Num dia dedicado ao ensino básico e secundário, e a conhecer vários dos problemas que afetam os jovens estudantes, a comitiva teve ainda oportunidade para visitar um bom exemplo protagonizado pela Escola Secundária da Amora, também no concelho do Seixal. Na presença de elementos da associação de Estudantes e do diretor da escola, Ivan Gonçalves referiu que «esta escola é mais uma excelente amostra do impacto positivo que as obras da Parque Escolar tiveram em muitos dos nossos estabelecimentos de ensino, permitindo que a atividade educativa aconteça em espaços modernos e agradáveis, com dignidade e preparados para o futuro.»