Começou ontem, em Penamacor no distrito de Castelo Branco, o Roteiro da Coesão Territorial, iniciativa da Juventude Socialista que vai percorrer, nas próximas semanas, áreas de baixa densidade populacional do território português.
A Federação de Castelo Branco da Juventude Socialista e a concelhia de Penamacor acolheram ontem, dia 4 de fevereiro, o primeiro dia do Roteiro da Coesão Territorial. Como pontos altos da agenda destacam-se duas reuniões de trabalho em Penamacor, uma com a Direção da Residência Sénior «PóvoaSol» e outra com a Direção da Fundação Pina Ferraz. Estas duas visitas procuraram demonstrar a importância que o setor social tem nesta região.
A delegação composta por Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista, João Martinho Marques, Presidente da Federação de Castelo Branco, Renato Robalo da Silva, Presidente da Concelhia de Penamacor, Fábio Pinto, Presidente da Federação da Guarda da Juventude Socialista e Secretário Nacional com o Pelouro da Coesão Territorial, Catarina Lourenço, Secretária Nacional para as Relações Internacionais, Henrique Sá-Melo, Coordenador Adjunto dos Jovens Trabalhadores Socialistas e por muitos outros camaradas da JS, terminou o dia de roteiro com uma visita às obras de requalificação da zona histórica de Penamacor.
Fábio Pinto, responsável da JS para a área da coesão territorial, referiu que «este roteiro pretende assinalar os bons exemplos da resiliência económica, social e política presentes nas zonas de baixa densidade populacional do nosso país para que, numa fase posterior, possamos condensar um conjunto de propostas para estas regiões».
Por sua vez, e no rescaldo deste dia, o Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, destacou que «é através desta proximidade entre a nossa estrutura e a realidade existente nos territórios que melhor podemos perceber os problemas que as populações enfrentam e melhor podemos projetar o combate às assimetrias regionais».