O Partido Socialista organiza, nos dias 16 e 17 de setembro, em Coimbra, uma conferência sobre «Desigualdade, Território e Políticas Públicas», em articulação com a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D).
O debate político, para o qual são convocados todos os militantes, também aberto a simpatizantes e outros interessados, decorrerá no Convento de São Francisco, em Coimbra, começando pelas 21:00 horas de sexta-feira, com a exibição e debate do filme «Inequality for all», de Jacob Kornbluth, para terminar no sábado, pelas 19:30 horas, com as intervenções de António Arnaut, Presidente Honorário do PS e António Costa, Secretário-geral do PS.
No convite pode ler-se que «o Partido Socialista tem inscrito no seu ADN a procura da redução das desigualdades como elemento fundamental na construção de uma sociedade decente». Segundo os Socialistas «o próximo ano politico será certamente marcado por este tema» que, relembram, «é um objetivo que consta da Agenda para a Década e do Programa do XXI Governo Constitucional».
A conferência é constituída por três momentos de reflexão, que espelham as principais preocupações vertidas na Agenda para a Década, no Programa do XXI Governo Constitucional e no Plano Nacional de Reformas.
O primeiro momento é dedicado ao “Desenvolvimento Territorial” e conta com um painel intiltulado «Políticas públicas de desenvolvimento territorial» que será moderado por Hugo Pires, com a participação de João Ferrão, José Mendes, Sidónio Pardal e João Tiago Silveira, bem como com uma intervenção de Luís Moita sobre «A diplomacia das cidades».
Já o segundo tema abordado, após o almoço de sábado, será a necessidade de criar “Uma Europa de todos”. Este tema contará com duas intervenções, nomeadamente de António Vitorino e Maria João Rodrigues
O terceiro e último tema versa sobre a “Promoção da Igualdade Social”, estando prevista a realização de três painéis sobre essa matéria.
No primeiro painel Rui Pena Pires, Renato Carmo, Casimiro Ferreira e Rosário Mauritti abordam «As desigualdades em Portugal».
Seguidamente, no painel «As esquerdas e a desigualdade», Pedro Nuno Santos, Mariana Mortágua, João Galamba e Eugénio Rosa irão debater os vários posicionamentos dos partidos de esquerda em Portugal sobre a desigualdade.
Para terminar, Paulo Pedroso, Miguel Cabrita, Mário Centeno, João Costa e Andreia Cardoso Costa discutem as melhores abordagens ao nível das «Políticas públicas de igualdade».
Nota: o programa completo da iniciativa pode ser consultado AQUI.