Nos passados dias 9 e 10 de dezembro as Federações da JS do Algarve, Porto, Viseu, Alto Minho e Setúbal realizaram Congressos Federativos e os seus militantes elegeram os órgãos para o próximo mandato de dois anos.
Várias centenas de jovens socialistas marcaram presença, no passado fim-de-semana de 9 e 10 de dezembro, nas reuniões magnas das Federações do Algarve, Porto, Viseu, Alto Minho e Setúbal.
Os congressos das Federações da Juventude Socialista são os órgãos máximos destas estruturas e tiveram como pontos comuns a análise do trabalho realizado no anterior mandato, a discussão e aprovação das Moções Globais de Estratégia, documentos orientadores da ação de cada estrutura, a discussão e aprovação de Moções Setoriais, documentos que visam complementar a estratégia da Federação sobre um tema específico e a eleição dos órgãos da Federação, incluindo do seu Presidente.
Os congressos que decorreram no sábado, dia 9 de dezembro, culminaram com a eleição de Abel Matinhos, como Presidente da Federação do Algarve, de Eduardo Melo, como Presidente da estrutura do Porto e de Miguel Figueiredo, que liderará a Federação de Viseu.
No domingo foi a vez de ocorrerem os congressos do Alto Minho e Setúbal, onde foram eleitos Carlota Borges e Filipe Pacheco como Presidentes de cada uma destas estruturas Federativas.
Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista, esteve presente em vários destes momentos, destacando a ideia de que «os congressos federativos são fundamentais para a concretização da ação da JS para os próximos dois anos, onde se vislumbram muitos e novos desafios. E é a essa expectativa que temos de corresponder com energia redobrada e com vontade de transformação. Empenhemo-nos, pois, em alcançar vitórias políticas, porque as vitórias políticas da JS foram e serão sempre vitórias políticas do Partido Socialista, que serão sempre vitórias da nossa sociedade».