Pretendes fazer uso do voto antecipado? Vê aqui como o podes fazer.
A Comissão Nacional de Eleições permite que, em situações específicas, se possa fazer uso do voto antecipado. Para tal é necessário cumprir determinados requisitos de partida e seguir um conjunto de prazos e procedimentos por forma a estar habilitado a fazer uso dessa possibilidade.
És estudante deslocado e pretendes fazer uso do voto antecipado?
Aplica-se em casos em que o requerente esteja recenseado no território nacional e, por motivo de inscrição em estabelecimento de ensino situado em distrito, região autónoma ou ilha diferente daquele onde está recenseado se encontra impossibilitado de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição.
Como podes fazer para fazer uso do voto antecipado?
– Até 14 de setembro pede ao presidente da Câmara Municipal da tua área de recenseamento, por meios eletrónicos ou por via postal, a documentação para votar e envia-lhe as seguintes fotocópias:
– Cartão de Cidadão
– Cartão de Eleitor/Certidão de Eleitor, ou uma impressão da consulta no site www.recenseamento.mai.gov.pt
– Declaração do estabelecimento de ensino que ateste a tua admissão ou frequência;
– Até 17 de setembro, o presidente da Câmara Municipal enviar-te-à por correio registado com aviso de receção, a documentação para votar e devolver-te-à os documentos que acompanharam o pedido;
– Entre 21 e 24 de setembro, o voto é exercido junto do presidente da Câmara da área do estabelecimento de ensino ou vereador credenciado que, para o efeito, se desloca ao estabelecimento em que se encontre.
Como podes saber o teu número de eleitor?
– Na Junta de Freguesia do teu local de residência.
– Através de SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem:
RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento=aaaammdd
Ex: RE 72386718 19820803
– Na Internet: www.recenseamento.mai.gov.pt
Para mais informação consulta o site www.cne.pt.