Deputados da JS e Ana Catarina Mendes em escola de Lisboa para Action Day

O deputados da Juventude Socialista, João Torres, Diogo Leão e Ivan Gonçalves, participaram em uma das iniciativas do Action Day dos jovens socialistas que pretende alertar para a situação dos refugiados.

Decorre, hoje, em todo o país, um Action Day da JS, cujo lema, «Refugees Welcome», pretende alertar os portugueses, particularmente os mais jovens, para as grandes dificuldades sentidas pelos refugiados que fogem das guerras e procuram asilo na Europa.

A Juventude Socialista une assim os seus esforços aos da Young European Socialists, advogando um conjunto de políticas mais seguras para acolher e apoiar os refugiados, assim como uma política de asilo comum. «A situação dos refugiados é uma temática de elevada importância no contexto europeu. Esta é uma causa que deve merecer, da parte de todos nós, um esforço acrescido, pelo seu elevado impacto social, político e, diria mesmo, civilizacional», afirma João Torres, Secretário-geral da Juventude Socialista.

Ana Catarina Mendes, Secretária-geral Adjunta e deputada do Partido Socialista, associou-se à iniciativa da Juventude Socialista, tendo considerado que «os partidos têm um papel de sensibilização muito importante, no plano nacional e europeu». Particularmente sobre as políticas europeias ao nível da imigração, que classifica de «muito erráticas», defende uma mais coesão e solidariedade, bem como uma nova prespetiva marcada pela interculturalidade.

«Para a JS a questão dos refugiados é muito importante, na justa medida em que a Europa tem perdido valores fundamentais e fundacionais para o seu projeto civilizacional», reitera João Torres, relembrando valores como a Paz, a Prosperidade, a Solidariedade, a Justiça e a Igualdade.

As iniciativas, mais de 100, por todo o país, contemplam a divulgação de um flyer temático que pode ser consultado AQUI.

Pode, ainda, ser consultado um vídeo, gravado na escola Josefa de Óbidos, em Lisboa, que está disponível no canal de YouTube da JS.