Mais de 140 jovens socialistas participaram na segunda edição do Fórum Europa

A segunda edição do Fórum Europa, vocacionado para a crise dos refugiados, o European Youth Plan socialista e os recentes desenvolvimentos causados pelo Brexit e pela eleição de Donald Trump, decorreu este fim de semana em Olhão, tendo contado com a participação de mais de 140 jovens.

Nos dias 26 e 27 de novembro, jovens socialistas de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal, convergiram em Olhão, no Algarve, para colocar em evidência os desafios mais prementes que a União Europeia enfrenta nos próximos anos, recorrendo, a formatos inovadores e dinâmicos de discussão, como é o caso das Dinâmicas Setoriais que decorreram na tarde de sábado.

A segunda edição do Fórum Europa foi organizada pela Juventude Socialista com a colaboração do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D Group) no Parlamento Europeu.

A iniciativa contou com três painéis, o primeiro sobre «A crise dos refugiados na Europa: uma oportunidade solidária», o segundo sobre «O European Youth Plan e o Pilar Social da União Europeia: a emancipação jovem como uma causa de tod@s» e o terceiro sobre «Do Brexit a Donald Trump: os novos desafios da União Europeia».

Os painéis, em conjunto com as Dinâmicas Setoriais de onde saíram 24 propostas efetivas e detalhadas sobre os mais variados temas, permitiram refletir criticamente sobre o futuro do projeto europeu e os eventos internacionais mais recentes, como a crise dos refugiados ou a eleição de Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos da América.

No âmbito das Dinâmicas Setoriais, a proposta mais votada pelo Plenário dos participantes foi  a dos «Salários Justos a nível europeu», apresentada pela quarta Comissão Setorial dedicada ao »Emprego e Assuntos Sociais».

É possível consultar as propostas em votação, bem como os resultados finais, AQUI.