Juventude Socialista reúne a 1ª Comissão Nacional do mandato

A primeira reunião da Comissão Nacional da Juventude Socialista, após o XXII Congresso Nacional da JS, na qual foram eleitos os restantes órgãos nacionais, reuniu por videoconferência, no dia 9 de janeiro.

A Comissão Nacional da Juventude Socialista reunida por videoconferência, elegeu o Secretário-geral Adjunto, Miguel Rodrigues, o Secretário Nacional para a Organização, José Dias, e toda a equipa do Secretariado Nacional, a Mesa da Comissão Nacional, bem como os representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS.

Foi ainda tomada uma posição sobre as Eleições Presidenciais, recomendando que os militantes da JS devem apoiar os candidatos e candidatas da esquerda, que representam uma agenda progressista para Portugal. Apresentámos ainda uma Agenda de Causas e Valores que os candidatos presidenciais devem defender nestas eleições.

Numa das reivindicações, a JS gostaria que os candidatos presidenciais assumam o compromisso de ter um jovem no Conselho de Estado “com idade igual ou inferior a 30 anos e percurso de intervenção cívica de reconhecimento mérito”.

Na Agenda destacam-se ainda a agenda climática, o combate à precariedade laboral e habitacional, a defesa da regionalização, o assumir de uma atitude inequivocamente feminista e antirracista ou a legalização da canábis. Já no plano internacional, a defesa da paz, dos direitos humanos, do multilateralismo e da autodeterminação dos povos.