A Juventude Socialista recebeu, no passado sábado, dia 21 de janeiro, uma delegação do Partij van de Arbeid (PvdA), o Partido do Trabalho holandês, que visitou a Sede Nacional da JS, em Lisboa.
Mais de uma dezena de jovens militantes do Partido do Trabalho holandês (PvdA) estiveram reunidos, em Lisboa, com Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista, Tiago Preguiça, Presidente da Comissão Nacional, André Mercier, Jorge Campos, Leonor Serrasqueiro, Marcos Grazina, Miguel Matos e Pedro Anastácio.
De visita a Portugal, a comitiva oficial, composta por membros do Gabinete Científico do PvdA, reuniu com vários dirigentes políticos, académicos, jornalistas, deputados e organizações, na tentativa de reunir, em primeira mão, informações sobre o modo de funcionamento da atual solução governativa portuguesa.
Entre os outros assuntos que foram, igualmente, abordados na reunião com os jovens socialistas portugueses, estiveram as preocupações com a crescente divisão entre os países do norte e do sul da Europa, bem como as reações à denominada “crise dos refugiados” e as experiências que alguns países, como a Holanda, estão a iniciar no domínio do Rendimento Básico Incondicional.
O Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, destacou, durante a reunião, a importância da linha seguida pelo governo do Partido Socialista no que toca à devolução de rendimentos. Para o líder dos jovens socialistas, estas oportunidades de troca de impressões constituem «importantes momentos de aprendizagem», não deixando de considerar relevante o interesse manifestado pelos congéneres holandeses com o exemplo português.
As próximas eleições legislativas na Holanda realizam-se a 15 de março de 2017. Segundo a última sondagem disponível, datada de ontem, o Partido pela Liberdade, de extrema-direita, liderado por Geert Wilders, será o partido mais votado.