Juventude Socialista questiona governo sobre risco de pobreza entre jovens

Os números revelados nos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Eurostat revelam que cerca de 30% dos jovens portugueses estão em risco de pobreza. Um número preocupante para os deputados da Juventude Socialista na Assembleia da República, que interrogam o Governo sobre as medidas a tomar para combater este flagelo.

Ivo Oliveira, Pedro Delgado Alves, Rui Duarte e Jorge Pereira defendem uma estratégia para a juventude que implique o combate à precariedade, a criação de postos de trabalho e a prossecução de uma política económica que promova o desenvolvimento sustentável.

O secretário-geral da Juventude Socialista, João Torres, explica que estas estatísticas comprovam os efeitos dramáticos das políticas austeritárias seguidas pela coligação PSD/CDS. «É necessário um novo compromisso social em Portugal que defina o emprego jovem como uma prioridade colectiva», defende Torres. O líder dos jovens socialistas acrescenta ainda que estão postas em causa as condições de vida futuras para a generalidade dos jovens portugueses, visto «o crescente desinvestimento na Educação e no Ensino Superior» preconizado pelo actual Executivo.

Entre os indivíduos com 15 a 34 anos que não se encontram a estudar, 31,3% estão desempregados, revelou o Eurostat. A comparação com a média europeia dá-nos a entender a dimensão do problema: Na Europa a 28, este número reduz para 20,4%. A JS tem vindo a denunciar o impacto das políticas do Governo junto dos jovens, exigindo a criação de uma verdadeira Garantia Jovem que promova a emancipação das mais novas gerações. Em Julho, a organização de juventude realizou o Roteiro do Trabalho e da Precariedade.