Na passada sexta-feira, dia 19 de maio, a Juventude Socialista associou-se ao Partido Socialista Europeu (PES) e aos Jovens Socialistas Europeus (YES) e promoveu mais um action day de divulgação do «European Youth Plan».
Sob o lema «Act for Youth», «Agir pela Juventude», a Juventude Socialista realizou mais de 100 atividades espalhadas por todo o país, percorrendo 17 distritos e 44 cidades portuguesas, estando presente em mais de uma centena de escolas básicas e secundárias, universidades e outros espaços públicos.
Com um horizonte temporal fixado em 2019, este plano dos socialistas europeus alerta para grandes problemas com os quais a juventude europeia está confrontada e procura dar-lhes resposta, através de propostas concretas que assentam em quatro grandes pilares – emprego, educação, cultura e crianças. Uma das principais medidas deste plano pretende direcionar 20 mil milhões de euros para a Garantia Jovem, por forma a criar oportunidades de emprego e formação para os jovens que não se encontram a frequentar a escola, algum tipo de formação ou estejam desempregados (NEETs).
O Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, esteve presente numa das atividades que ocorreu no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e destacou «a importância dos action days como atividades consolidadas na nossa organização, que são fundamentais para a difusão de uma mensagem política harmoniosa em todo o território nacional».
Ainda, Ivan Gonçalves fez questão de sublinhar «a importância de divulgação deste Plano Europeu para a Juventude, não só alertando para os desafios com que a juventude está hoje confrontada, como propondo medidas concretas nas áreas do emprego, educação, cultura e crianças».
Uma das embaixadoras deste Action Day, em Portugal, foi a Secretária Nacional da Juventude Socialista com o pelouro das Relações Internacionais, Catarina Lourenço, que referiu que «com esta campanha, foi dado mais um passo para que sejam adotadas medidas concretas ao nível da União Europeia, que promovam uma Europa mais igual e mais solidária».
As atividades de campanha podem ser consultadas, através das redes sociais, utilizando as hashtags #juventudesocialista, #doladocertodahistoria, #PES e #Act4Youth.