Na mais recente edição da sua iniciativa de mobilização nacional, a JS associa-se ao Partido Socialista Europeu (PES) e aos Jovens Socialistas Europeus (YES) para um “Action Day europeu” no qual será promovido o «European Youth Plan» socialista.
Sob o lema «Act for Youth!», o Action Day que promove o «Plano Europeu para a Juventude» decorrerá na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro, em escolas, universidades e espaços públicos de todo o país.
A Juventude Socialista une assim os seus esforços aos da Young European Socialists (YES) e do Party of European Socialists (PES) numa altura em que 1 em cada 5 jovens europeus está desempregado e mais do que 1 em cada 4 se encontra em risco de pobreza e exclusão social.
Sergey Stanishev, Presidente do PES e grande promotor do plano, considera-o uma abordagem direta à questão de como a União Europeia poderá vencer a batalha pela sua unidade através da credibilização do projeto europeu junto dos jovens.
O plano, oficialmente aprovado no encontro de Paris, a 12 de março de 2016, onde estiveram presentes o vice-chanceler alemão e os Primeiros-ministros de Portugal, Itália, Suécia, Malta, Áustria e República Checa, bem como, enquanto observador, o Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, obteve, nos últimos meses, o apoio de dezenas de líderes governamentais e Presidentes de países da União Europeia.
O documento resulta da discussão interna entre membros, Comissários e Primeiros-ministros do PES, iniciada num encontro de líderes em Bruxelas, a 17 de dezembro de 2015, aquando da preparação do Conselho Europeu.
Com um horizonte temporal fixado em 2019, as propostas avançadas centram-se em torno de quatro grandes pilares: Emprego, Educação, Cultura e proteção infantil.
Direcionar 20 mil milhões de euros para a Garantia Jovem, é uma das medidas delineadas no plano, que reconhece a importância da Garantia Jovem na criação de oportunidades de emprego e formação para os jovens que não se encontram a frequentar a escola, em formação ou empregados (NEETs), defendendo um reforço do investimento previsto e alargando-o para jovens até aos 30 anos.
No que toca à Educação é proposta, entre outras iniciativas, a introdução do «Erasmus+ para tod@s», estendendo um programa que em permitido fortalecer as competências académicas de milhões de jovens universitários, reforçando a cidadania europeia, ao ensino secundário, bem como ao ensino vocacional e profissional.
Para a Cultura, cuja aposta é um dos principais fatores de aumento da coesão social, do pensamento crítico e da inovação artística, é proposta a criação de um «Cheque Cultura Europeu» que atribua aos jovens um voucher, financiado pela União Europeia, destinado ao usufruto de atividades e equipamentos culturais.
No que toca à proteção infantil este Plano Europeu para a Juventude defende o reforço do combate à pobreza entre as crianças, almejando garantir que estas têm os mesmos direitos e acesso a cuidados gratuitos de saúde, educação e assistência à infância, habitação de qualidade e devidos cuidados de nutrição em todos os países europeus.
Todos os interessados poderão juntar-se a esta campanha através das redes sociais utilizando as hashtags: #juventudesocialista, #alutarporti, #PES e #Act4Youth e participando na “foto de família gigante” que será construída (ver vídeo abaixo).
Mais informações sobre o «European Youth Plan» disponíveis em youthplan.eu