Peniche vai receber, no próximo fim-de-semana de 1 e 2 de Abril, o Fórum das Organizações Autónomas, iniciativa que contará com vários responsáveis destas organizações, proporcionando um debate informal em torno das questões que as mobilizam.
A Juventude Socialista atua localmente através dos seus núcleos e concelhias, de forma regional através das federações distritais e através da sua estrutura nacional. Adicionalmente, os jovens socialistas podem também organizar-se em estruturas de âmbito setorial, pertencendo às organizações autónomas da JS.
A Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas (ANJAS), os Estudantes Socialistas, os Jovens Trabalhadores Socialistas e a Tendência Sindical apresentam-se assim enquanto uma mais-valia para a construção do pensamento, debate e orientação política da família socialista.
Nos seus respetivos domínios – poder local, ensino superior, básico e secundário e trabalho – as estruturas autónomas constituem-se assim enquanto plataformas indispensáveis para a convergência entre a comunidade, os militantes, os dirigentes locais e nacionais.
Mais do que isso, as estruturas autónomas desempenham ainda um papel indispensável na mobilização dos militantes em torno de causas e contextos que lhes são particularmente relevantes.
Desta forma, a Juventude Socialista organiza, no próximo fim-de-semana de 1 e 2 de Abril, no concelho de Peniche, o Fórum das Organizações Autónomas, com o objetivo de promover a atividade independente destas estruturas, melhorando a articulação entre estas organizações e todos os militantes e simpatizantes, gerando discussão em torno dos temas associados e procurando definir futuras estratégias de cooperação entre toda a organização.
Nos próximos dias, serão divulgados mais detalhes sobre a iniciativa e os momentos que a constituem, encontrando-se, desde já, abertas as inscrições de participação, mediante o registo através de um formulário online, disponível aqui.