Juventude Socialista lamenta profundamente a morte de Mário Soares

A Juventude Socialista lamenta profundamente a morte de Mário Soares, recordando o Militante de Honra da JS como um «Camarada para todas as lutas».

Transcrevemos abaixo a nota pública de pesar pelo falecimento de Mário Soares.

Lisboa, 7 de janeiro de 2017

A Juventude Socialista apresenta as suas mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Mário Soares, um dos pais fundadores do Partido Socialista, cujos importantes contributos para a construção do Portugal democrático constituem parte substancial de um legado político e cívico que jamais será esquecido.

Nas palavras de Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista, Mário Soares foi um «humanista que dedicou a sua vida a Portugal e aos portugueses», um homem que «inspira, ainda hoje, milhares de jovens com diferentes ideias políticas a seguirem o seu exemplo de vida, marcada pela luta por uma sociedade mais justa e democrática».

Ivan Gonçalves recorda Mário Soares como «um resistente antifascista e uma figura incontornável da nossa integração europeia» destacando o seu «sentido crítico perante as prioridades que hoje ensombram o projeto europeu, prioridades essas que atentam contra algumas das pedras basilares do socialismo democrático – defendidas também pela Juventude Socialista – como a construção de uma sociedade menos desigual, mais solidária e atenta aos anseios e desafios das novas gerações».

Os jovens socialistas recordam, ainda, a intervenção de Mário Soares no XIX Congresso Nacional da Juventude Socialista, em 2014, aquando da sua distinção como Militante de Honra, onde referiu que gostaria de ser sempre recordado como «um Camarada para todas as lutas», antes de qualquer outra condição.

A elevação e o profundo empenho com que sempre exerceu todos os mandatos que lhe foram confiados, seja como primeiro Secretário-geral do Partido Socialista, seja como Primeiro-ministro de três Governos Constitucionais, seja ainda como Presidente da República Portuguesa, deixaram um inegável legado político e social pelo qual Mário Soares merecerá sempre todo o carinho e admiração dos jovens socialistas portugueses.