O «Roteiro do Conhecimento» percorrerá o país até ao final do mês de junho com o objetivo de conhecer a realidade dos setores nacionais da área do ensino, da investigação e da cultura, através de visitas a escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, associações académicas e de estudantes, associações de investigadores, sindicatos e outros movimentos sociais.
O roteiro do conhecimento arrancou, na passada terça-feira dia 23 de maio, com uma reunião entre o Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, e o Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
A reunião, que decorreu nas instalações desse Ministério no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, contou ainda com a participação dos membros do Secretariado Nacional Eduardo Melo, David Pires e Filipe Pacheco e do coordenador nacional dos Estudantes Socialistas, Tiago Veloso.
Durante o encontro, foi feito um ponto de situação sobre as principais preocupações políticas da organização dos jovens socialistas nas áreas do ensino superior e da investigação científica, bem como das próximas iniciativas que o Governo está a preparar para esta área.
Para o deputado e líder da JS, Ivan Gonçalves, é importante salientar, no rescaldo desta reunião, que «se é verdade que foi pela mão dos socialistas que se alargou o acesso ao ensino superior, que se galgou o enorme défice educativo que o país possuía e que se construiu um sistema educativo e científico nacional de qualidade, também é verdade que muito há, ainda, a fazer para que o acesso ao conhecimento seja verdadeiramente universal e para que este consiga alavancar a produção nacional e, consequentemente, a economia».
O «Roteiro do Conhecimento» da Juventude Socialista percorrerá o país até ao final do mês de junho, num périplo que tentará auscultar a realidade de diferentes sectores profissionais da área do ensino, investigação e cultura e de diferentes grupos etários e regiões geográficas.