No próximo sábado, dia 18 de junho, a Juventude Socialista irá participar na 17.ª marcha do orgulho LGBT de Lisboa.
Sob o lema «Celebrar as diferenças, transcender o género!», marcham, este ano, pelas 17:00 horas, entre o Príncipe Real e o Cais das Colunas, centenas de participantes e 21 organizações ligadas ao movimento LGBT, subscritoras do manifesto.
A Juventude Socialista associa-se, uma vez mais, à marcha LGBT de Lisboa, levando como mensagem política: «O nosso género é sermos iguais».
No manifesto da marcha defende-se que «trascender o género é despatologizar as identidades trans e privilegiar a autonomia de todas as pessoas trans na definição de si próprias, quer na lei, quer na saúde, quer na sociedade», apelando ainda à consciencialização dos portugueses para a «violência da discriminação», nomeadamente, os crimes de ódio que são cometidos contra as pessoas LGBT, o bullying nas escolas, em casa ou no local de trabalho, bem como os suicídios de quem sofre por se afirmar ou por não poder afirmar a sua sexualidade.
Esta 17.ª marcha é ainda marcada pelo recente atentado em Orlando, na Flórida, onde um homem, motivado pelo ódio à comunidade LGBT, atacou uma discoteca frequentada por indivíduos LGBT, matando 50 pessoas e ferindo outras 53, naquele que é já considerado o maior atentado nos EUA desde o 11 de setembro de 2001.
A Juventude Socialista apela à participação de todos os seus militantes e simpatizantes nesta marcha. Mais informações poderão ser encontradas AQUI.