Leiria, 20 de junho de 2021 – Este fim-de-semana, no encerramento da sua Convenção Nacional Autárquica, a Juventude Socialista apresentou as suas 8 principais propostas rumo às eleições autárquicas deste ano.
A iniciativa, que ouviu jovens autarcas, incluindo os dois Presidentes de Câmara Municipal da JS, Tibério Dinis (Praia da Vitória) e Marcelo Guerreiro (Ourique), concluiu um ciclo de formação técnica e auscultação, tendo sido recolhidas durante o evento mais de 200 propostas dos cerca de 150 participantes, oriundos de todo o país.
Entre as principais propostas dos jovens socialistas, apresentadas em formato “pitch” na Convenção, inclui-se a disponibilização gratuita e universal para os jovens de transportes públicos e pequenos-almoços escolares, garantindo assim maior igualdade de oportunidades dessa geração. Preocupados com a “pandemia silenciosa da saúde mental”, os jovens socialistas preconizam ainda a oferta gratuita de serviços de psicologia em todas as freguesias.
O Manifesto Autárquico Jovem, coordenado pelo Secretário Nacional da Organização e deputado municipal de Coimbra José Dias, inclui ainda propostas como a criação de bolsas municipais de estágios e empregos para rejuvenescimento da Administração Pública e do setor privado, a disponibilização das instalações escolares para usufruto da sociedade civil fora dos horários letivos e incentivos financeiros à aquisição de produtos locais e saudáveis.
Tendo em vista a concretização em Portugal de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis, alinhada com o PRR aprovado esta semana pela Comissão Europeia, a Juventude Socialista defendeu ainda a criação pelas autarquias de comunidades de energia e a implementação de moedas locais digitais para remunerar comportamentos sustentáveis – como a reciclagem – com benefícios no comércio local.
O Secretário-Geral da JS, Miguel Costa Matos, afirmou que “a Juventude Socialista quer contribuir com ideias e quadros para a renovação dos projetos autárquicos, apresentando uma agenda ousada e transformadora para a construção das bases locais do estado social, com serviços públicos, universais e gratuitos.” O documento será agora finalizado, tendo em vista a sua aprovação em reunião de Comissão Nacional, a realizar no distrito de Bragança no próximo dia 3 de julho de 2021.
O evento decorreu nos dias 19 e 20 de junho, na Quinta do Paúl, com a participação de José Luís Carneiro, Secretário-Geral Adjunto do PS e com mensagens-vídeo do Secretário-Geral do PS, António Costa, e de Alexandra Leitão, Ministra da Modernização do Estado e Administração Pública. O evento teve o parecer favorável da DGS e todos os participantes foram testados à chegada.