João Torres quer «mudança de paradigma nas políticas de contratação de jovens» pelo Estado
João Torres defendeu ontem a necessidade de «uma mudança de paradigma nas políticas de incentivo à contratação de jovens», em reacção à manchete do Jornal de Notícias, onde se refere que «o Estado contrata estagiários mas não lhes dá emprego».
João Torres considera que «nenhuma razão de princípio pode levar a que os jovens não tenham oportunidades de emprego no Estado», defendendo que a actual política seguida manifesta um «paradoxo que competirá aos socialistas inverter». Na opinião do Secretário-geral da Juventude Socialista, «os estágios profissionais foram e são relevantes, mas de nada servem se não promoverem uma efectiva inserção na vida activa, particularmente na esfera pública, onde a realização de estágios profissionais não assegura a contratação futura”.
Segundo a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, a Administração Pública terá aberto 1437 vagas para jovens licenciados sem que, ao fim de um ano a ganhar 692 euros, algum deles seja colocado.
A medida que, segundo o jornal, apresenta consequências no alívio às listas do desemprego, parece confirmar suspeitas já levantadas sobre os dados estatísticos relativos à taxa de desemprego.