JS propõe regime bonificado para jovens no acesso a museus e monumentos

Projeto de Resolução apresentado à Assembleia da República no Dia Internacional dos Museus

A Juventude Socialista assinala hoje o Dia Internacional dos Museus, propondo que os jovens até 30 anos possam beneficiar de um regime bonificado no acesso a museus, monumentos e sítios de interesse cultural. Esta iniciativa, materializada num Projeto de Resolução apresentado à Assembleia da República, surge numa ótica de democratização do acesso e fruição cultural, defendida há muito pela JS.

Com esta proposta, a Juventude Socialista pretende facilitar e incentivar o acesso de jovens aos museus, monumentos, sítios de interesse cultural e outros equipamentos culturais em Portugal, a fim de contribuir para a formação cívica e pessoal das novas gerações.

João Torres, Secretário-geral da JS, considera que, «com estas propostas, a JS tenta que os jovens portugueses fomentem uma cultura de fruição dos nossos principais espaços culturais e museus, independentemente da sua condição socioeconómica» e defende ainda que «o acesso à cultura deve ser uma garantia universal, não tendo barreiras nem constrangimentos, muito menos económicos”.

A estrutura jovem socialista defende uma nova estratégia de comunicação da cultura junto dos jovens estudantes portugueses, reforçando o papel das escolas nesta vertente, uma vez que, segundo João Torres, “a incorporação dos estabelecimentos de ensino no fomento da participação cultural dos jovens é fundamental para termos gerações mais informadas e civicamente atentas”.