JS promove reunião de trabalho com Jeremy Corbyn

À margem da palestra que a Juventude Socialista organizou com Jeremy Corbyn, existiu uma reunião de trabalho entre o líder do Partido Trabalhista britânico e quatro dirigentes socialistas para discutir a situação política portuguesa e o futuro do socialismo na Europa.

No passado sábado, dia 2 de dezembro, Jeremy Corbyn esteve no Largo do Rato, a convite da Juventude Socialista, para uma longa conversa com jovens portugueses e do resto da Europa. Após essa iniciativa, foi promovida uma reunião de trabalho entre o líder do Labour e o deputado à Assembleia da República e Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, os deputados João Galamba e Pedro Delgado Alves e a Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, Mariana Vieira da Silva.

Esta reunião de trabalho teve como objetivo central a discussão da situação política portuguesa e o sucesso nacional e internacional que a atual solução governativa tem tido, bem como debater o futuro do socialismo democrático e da social democracia na Europa.

Entre outros assuntos, foram ainda abordadas na reunião as preocupações com a constante divisão política entre os países do norte e do sul da Europa, as crescentes desigualdades na distribuição da riqueza e a necessidade de uma aposta, por parte dos Estados, em serviços públicos de qualidade, universais e tendencialmente gratuitos.

O Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, destacou, durante a reunião, «a importância da linha seguida pelo atual governo do Partido Socialista no que toca ao abandono das políticas austeritárias e de progressiva devolução de rendimentos aos cidadãos». Para o líder dos jovens socialistas, o atual Governo «é um exemplo para o resto da Europa demostrando que, ao contrário do que a visão neoliberal afirma, é possível ter um bom desempenho orçamental ao mesmo tempo que se reduzem as desigualdades e se melhoram as condições de vida das populações».