Depois de Santarém, Aveiro, Porto e Vila Real, o último acampamento de verão dos jovens socialistas deste ano decorrerá em Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira.
As estruturas locais da Juventude Socialista cumpriram com aquela que é já uma tradição anual e, uma vez mais, organizaram vários acampamentos de verão marcados por um forte trabalho político de jovens provenientes de todo o país.
De 22 a 24 de julho, a Federação de Santarém dinamizou o «Ribatejo SummerCamp 2016», nos Olhos de Água, concelho de Alcanena, que contou com a participação de Fernanda Asseiceira, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, e de Francisco Madelino, Presidente da Fundação INATEL numa conferência subordinada ao tema «Valorização do Território e Potencial Turístico».
Entre 29 e 31 de julho, a Federação de Aveiro promoveu o seu «Acampamento Distrital», na praia do Castelo, em Castelo de Paiva, com a presença do Vice-Presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista, Jorge Sequeira, e o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha.
Já em agosto, nos dias 5, 6 e 7, a Federação do Porto organizou a quinta edição do «JS Porto Summer Camp», numa instância de turismo rural situada na aldeia histórica de Lugar da Rua, concelho de Amarante, tendo marcado presença o Presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, Manuel Pizarro.
O Secretário-geral da Juventude Socialista, João Torres, e o Secretário Nacional para o Trabalho, Ivan Gonçalves, estiveram presentes e participaram nas iniciativas em Alcanena e Amarante.
Simultaneamente, entre 5 e 7 de agosto, realizou-se o «Acampamento da Federação Distrital de Vila Real da JS», co-organizado com a concelhia de Montalegre da JS, na sede do município raiano. O acampamento, que também contou com a participação do líder dos jovens socialistas, João Torres, incluiu uma visita à sede do Ecomuseu do Barroso e uma subida à Serra do Larouco.
Ainda esta semana, de 12 a 15 de agosto, decorrerá o «XVIII Acampamento Regional da JS Madeira», com o qual se encerra esta série de iniciativas. O acampamento madeirense realiza-se na Vila Baleira, na ilha de Porto Santo, e contará com a participação de mais de 300 jovens socialistas, bem como com a presença do Presidente da Câmara de Porto Santo, Filipe Menezes de Oliveira e do líder do PS Madeira, Carlos Pereira.