JS apresenta iniciativa legislativa sobre gratuitidade de acesso aos museus para jovens

Deu hoje entrada, nos serviços da Assembleia da República, um Projeto de Resolução elaborado pelos deputados da Juventude Socialista, com a subscrição de outros deputados do Partido Socialista, onde se recomenda ao Governo a gratuitidade do acesso aos museus e monumentos nacionais, para jovens até aos 30 anos, durante os fins de semana e feriados.

A iniciativa legislativa tem como primeiro subscritor o deputado da JS, Diogo Leão, para quem esta proposta se assume «um importante sinal ao jovens de que a Cultura portuguesa é um legado que também lhes pertence e, acima de tudo, é um legado que nos cabe acarinhar e preservar».

O Projeto de Resolução começa por lembrar que no VI pilar do programa do Governo, «Prioridade à Inovação», se determina um maior investimento na Cultura, democratizando o acesso à mesma para a generalidade da população portuguesa, através de uma atuação «pautada por um respeito pelo imperativo constitucional de garantir o acesso democrático à criação e fruição culturais, a preservação, expansão e divulgação do nosso património material e imaterial».

Os deputados subscritores salientam ainda o papel da crise económica que «veio agravar a situação, promovendo um enorme desperdício do potencial criativo, social e económico que o setor da Cultura representa para o país».

«Nessa medida, a defesa de uma estratégia concertada para a disseminação interna e promoção internacional da Cultura portuguesa, capaz de reforçar a imagem da riqueza patrimonial e do dinamismo criativo de Portugal, deve ser assumida como uma prioridade», consideram os deputados.

Assim, é recomendado ao Governo que «coloque em prática a medida prevista no seu programa de instituir a gratuitidade de acesso aos museus e monumentos nacionais para jovens até aos 30 anos, durante os fins de semana e feriados, até ao início de 2017».

Adicionalmente, os subscritores preveem a implementação de uma campanha nacional de divulgação junto da população jovem da medida, bem como o seu potencial alargamento, através da Direção Geral do Património Cultural, nomeadamente com parcerias no âmbito da Rede Portuguesa de Museus.

Para além do deputado jovem Diogo Leão, o Projeto de Resolução é igualmente subscrito por todos os deputados da JS, João Torres, Ivan Gonçalves e Inês Lamego, bem como pelo Vice-presidente da bancada socialista, Pedro Delgado Alves, e alguns outros deputados do PS, nomeadamente, Edite Estrela, Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Gabriela Canavilhas, que coordena no grupo parlamentar as áreas da Cultura e Comunicação, Susana Amador, Idália Salvador Serrão, Maria da Luz Rosinha e Carla Sousa.

Nota: o processo deste Projeto de Resolução pode ser consultado AQUI.