João Torres interpela governo no debate quinzenal

Decorreu hoje, na Assembleia da República, mais um debate quinzenal com o Primeiro-ministro, onde o Secretário-geral da Juventude Socialista, João Torres, interpelou o executivo sobre a emancipação jovem.

O deputado jovem do Partido Socialista aproveitou a sua intervenção para reconhecer a vontade do Governo de projetar o futuro, apostando numa «agenda de valorização das capacidades de criação, inovação e investimento», que permitirá «gerar mais e melhor emprego».

Nesse sentido, João Torres considera particularmente importante «promover a emancipação enquanto garantia de plena autonomia dos cidadãos», dirigida às gerações mais jovens.

Recordando que uma agenda da emancipação não se esgota com o investimento ou o empreendedorismo, invocou a necessidade de uma estratégia para o desenvolvimento, no âmbito da qual destaca a agilização dos recursos do «Portugal 2020», que já permitiu às empresas portuguesas o acesso a mais de 200 milhões de euros em financiamento, representativo de mais de 5000 candidaturas aprovadas, com investimentos na ordem dos 10 mil milhões de euros.

No entanto, o deputado jovem alertou para o facto de «a inovação e o empreendedorismo só fazerem sentido se forem capazes de gerar empregos dignos, combatendo a trilogia de sonegação de direitos sociais do nosso tempo: Desemprego, Precariedade e Emigração».

Na fase final da sua intervenção, João Torres manifestou a sua perplexidade «pelo facto de estar em risco o voto em mobilidade nas próximas eleições regionais da Região Autónoma dos Açores» e deixou o desafio ao PSD e CDS para, através das suas estruturas regionais, garantirem o apoio à proposta de alteração da lei eleitoral feita pelo PS, por forma a assegurar a entrada em vigor do voto em mobilidade já nas próximas eleições.

Nota: o vídeo completo da intervenção pode ser consultado AQUI.