João Torres, Secretário-geral da Juventude Socialista, alerta, em conjunto com vários líderes da Young European Socialists, para os graves casos de violação dos Direitos Humanos, em torno da situação dos refugiados.
Numa declaração conjunta, os jovens líderes socialistas europeus exigem aos governos mudanças urgentes nas políticas de asilo. Para João Torres, «mulheres e homens estão a prostituir-se como única forma de manter a sobrevivência; famílias estão a ser separadas e destruídas e o número de mortos aumenta a cada dia. A forma como os governos estão a lidar com a questão dos refugiados revolta os jovens europeus».
O comunicado da Juventude Socialista sobre este assunto, enviado aos órgãos de comunicação social, refere ainda que, «acusando os líderes e governos europeus de inércia e falta de respeito pelos princípios sob os quais foi fundada a União Europeia, os jovens socialistas estão determinados a acabar com o silêncio instalado na Europa».
Esta declaração conjunta surge após o lançamento da campanha «Refugees Welcome», que, em Portugal, deu origem a um Action Day, no passado dia 4 de maio, com mais de 100 iniciativas por todo o país.
A Juventude Socialista chama ainda à atenção para a atual situação de violação dos Direitos Humanos. «O objetivo é transformar o debate público e político, alternando do medo para a necessidade de assumir as responsabilidades», dizem os jovens socialistas.
A declaração, assinada por vários líderes da YES, entre os quais Laura Slimani, Presidente da YES e Brando Benifei, Presidente da rede parlamentar dos jovens socialistas, pode ser consultada na íntegra AQUI.
Nota: o texto completo do comunicado pode ser consultado AQUI.