Ivan Gonçalves participa em conferência sobre Precariedade Juvenil no YES Summer Camp

O Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, foi orador numa conferência intitulada «Herramientas Para Acabar con la Precariedad Juvenil», à margem do YES Summer Camp 2018 que decorreu na cidade espanhola de Rota.

Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista, participou numa conferência sobre precariedade juvenil, à margem do YES Summer Camp 2018 que decorreu na cidade espanhola de Rota, na Andaluzia. O acampamento dos jovens socialistas europeus terminou no passado domingo e teve um extenso programa político com a participação de várias figuras da família socialista europeia. Nessa conferência, o líder dos jovens socialistas referiu que «não nos conformamos com a atual realidade em que os jovens europeus enfrentam um futuro de precariedade, de falta de direitos e de ausência de estabilidade, que os condena a serem a primeira geração que terá condições de vida piores que a geração dos seus pais».

Além disso, os jovens socialistas portugueses que compõem a delegação da JS no YES Summer Camp 2018 reuniram à margem deste evento com as estruturas socialistas de juventude da Alemanha e da Itália. As duas reuniões bilaterais com a NRW Jusos, congénere alemã e com a Giovani Democratici, estrutura italiana, abordaram, entre outros assuntos, as preocupações com a divisão entre os países do norte e do sul da Europa e a crise dos refugiados. Contudo, no centro do debate destas reuniões esteve o atual enquadramento governativo português à esquerda e o futuro da social democracia europeia. As congéneres da JS foram unânimes em considerar que «Portugal é uma referência no que diz respeito ao caminho encontrado para a sua governação e um exemplo de como ultrapassar as divergências entre forças progressistas e de esquerda».

Durante as reuniões Ivan Gonçalves destacou a importância do exemplo da solução governativa portuguesa como fonte de inspiração para os partidos socialistas e sociais democratas do resto da europa. Para o líder dos jovens socialistas «é muito relevante que os nossos partidos irmãos manifestem interesse pelo exemplo governativo português, sendo que estas reuniões são excelentes oportunidades para troca de impressões e aprendizagem mútua».