Até este domingo, a Juventude Socialista está presente no IUSY 2017 World Council, que decorre em Rosário, na Argentina, e onde reúnem organizações socialistas de juventude de todo o mundo sob o lema «Across Borders».
Entre 23 e 26 de março, a Juventude Socialista está representada no World Council da International Union of Socialist Youth (IUSY) pelo seu Secretário-geral, Ivan Gonçalves.
Este Congresso Mundial de 2017 abordará questões essenciais para a cooperação internacional, nomeadamente no que diz respeito aos desafios que se colocam ao nível das migrações, um pouco por todo o mundo, com especial incidência para a crise de refugiados europeia.
Mais do que isso, serão debatidos temas globais relacionados com liberdades individuais e direitos humanos, justiça social e democracia.
Pela parte da Juventude Socialista, será dado a conhecer o exemplo da solução governativa de esquerda em vigor em Portugal.
Tem sido crescente o interesse de várias forças políticas, um pouco por todo o mundo, sobre a coligação de esquerda protagonizada pela «geringonça» e sobre a mudança política que esta veio trazer, não só em termos de política orçamental, como na relação com as instituições europeias e na valorização dos direitos sociais dos trabalhadores.
Este importante fórum de discussão das questões globais que nos afetam diariamente permitirá, ainda, que a Juventude Socialista aprofunde o diálogo político com organizações congéneres de todas as partes do globo.