O Secretário-geral da Juventude Socialista salientou a urgência na melhoria das condições laborais em Portugal, em especial daqueles que agora ingressam no mundo do trabalho.
Decorreu no passado dia 28 de maio o XIV Congresso da Corrente Sindical Socialista (CSS) da CGTP-IN, estrutura integrante da TSS – Tendência Sindical Socialista do Partido Socialista.
O Secretário-geral da Juventude Socialista foi convidado a dirigir-se ao congresso na sessão de encerramento. Na sua intervenção Ivan Gonçalves referiu que «há uma causa comum às nossas duas organizações: a luta pelo direito ao trabalho digno, em todos os estratos etários do nosso país».
O líder dos jovens socialistas referiu, ainda, que «o combate à crescente precarização das relações laborais ou a necessidade de colocar um racional nos salários que são auferidos dentro de uma mesma empresa são causas que mobilizam os jovens socialistas e para as quais a Juventude Socialista conta com a solidariedade das forças sindicais».
Ivan Gonçalves lembrou, também, a necessidade de procura conjunta de soluções para os novos desafios que enfrenta o mundo do trabalho. «É importante estabelecermos plataformas de trabalho conjunto, no sentido de procurarmos resposta para vários problemas como a crescente automação das funções laborais e a influencia crescente da robotização no nosso quotidiano, a fraca adesão das novas gerações aos sindicatos ou a luta constante pela diminuição das altas taxas de desemprego que assolam o nosso país e a União Europeia».
Num congresso marcado por uma forte mensagem de confiança e de afirmação sindical, o Secretário-geral da CSS da CGTP-IN, Carlos Trindade, reforçou a importância de uma atuação autónoma da estrutura que dirige, solidária e sempre reivindicativa pelos direitos dos trabalhadores.