O Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 foi ontem apresentado em Lisboa. Esta foi uma proposta que partiu dos deputados da Juventude Socialista na Assembleia da República.
A apresentação do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJovem) teve lugar esta terça-feira, pelas 18 horas, no Cineteatro Capitólio, que fica no Parque Mayer, em Lisboa. Esta iniciativa pioneira a nível mundial resulta de uma proposta apresentada pelos deputados da Juventude Socialista na Assembleia da República e é uma oportunidade para que os cidadãos jovens, entre os 14 e os 30 anos, possam apresentar e votar projetos de investimento público, em quatro áreas temáticas: Desporto Inclusivo, Educação para as Ciências, Inovação Social e Sustentabilidade Ambiental.
Com esta iniciativa o Governo pretende impulsionar a participação dos cidadãos mais jovens e valorizar o seu contributo como parte essencial da sociedade portuguesa, incentivando a que estejam cada vez mais envolvidos nas decisões coletivas.
O Secretário-geral da Juventude Socialista e deputado na Assembleia da República, Ivan Gonçalves, afirmou no evento de apresentação do OPJovem que «a participação cívica e política não se pode esgotar no voto em eleições. É necessário que se criem mecanismos que permitam uma maior participação e envolvimento dos cidadãos na definição das políticas que mais diretamente os afetam. Em particular, é fundamental que os jovens tomem contacto direto com novos instrumentos públicos de participação e decisão, facultando-lhes o poder de decisão direta sobre utilização de verbas públicas».
Este é um projeto que já está no terreno e que percorrerá todo o país. Até ao final do mês de outubro decorrerão as sessões de apresentação de projetos em várias cidades. Depois disso, haverá um processo de análise técnica das propostas, seguido de uma consulta pública durante o mês de novembro. Por fim, durante o mês de dezembro decorrerá o processo de votação das propostas e na última semana do ano ficarão a conhecer-se os projetos vencedores, aos quais será atribuída uma dotação máxima de 75 mil euros, num valor global até aos 300 mil euros.
As candidaturas a esta iniciativa podem ser entregues através do sítio na internet www.opjovem.gov.pt, onde pode ser consultada toda a informação e o regulamento do OPJP, ou nos serviços distritais do Instituto Português do Desporto e da Juventude.