«Poder conhecer melhor os valores naturais e culturais, apreciar os saberes seculares, as memórias e as vivências e entender as preocupações, projetos e ambições de quem habita as várias regiões do nosso país, tem sido, porventura, um dos maiores ganhos que o Roteiro da Coesão Territorial está a proporcionar à Juventude Socialista», afirmou Ivan Gonçalves.
Na passada quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de março, o Roteiro da Coesão Territorial da Juventude Socialista percorreu os distritos de Évora e Santarém, com várias visitas e reuniões de trabalho descentralizadas, com o objetivo de conhecer as diversas realidades do território português.
Na quinta-feira, dia 29 de março, o Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, deslocou-se ao distrito de Évora, tendo visitado os concelhos de Portel e Montemor-o-Novo na companhia do Presidente da Federação de Évora da JS, David Serrachino, e de outros militantes e dirigentes desta estrutura. A comitiva começou por reunir com o candidato do Partido Socialista a Montemor-o-Novo nas últimas eleições autárquicas, Olímpio Galvão, com quem visitou vários locais votados ao abandono, como o centro empresarial do município, demonstrativos de como o atual executivo camarário tem esquecido grande parte desta cidade.
Após esta visita, os jovens socialistas rumaram à vila de Portel para visitarem «A Bolota», pavilhão temático de valorização e promoção do montado. Este espaço, que no passado foi um matadouro municipal, é agora um novo equipamento turístico-cultural que proporciona a descoberta e interpretação da paisagem e dos recursos locais com uma experiência sensorial através dos cinco sentidos. Aí, os militantes e dirigentes socialistas reuniram com Rui Caeiro, Presidente da Concelhia de Portel do Partido Socialista, onde puderam ficar a conhecer mais do trabalho que o PS tem feito para o desenvolvimento do concelho.
Na sexta-feira , dia 30 de março, foi a vez de o Roteiro da Coesão Territorial rumar ao Ribatejo. Ivan Gonçalves, Francisco Dinis, Presidente da Federação de Santarém da JS e muitos outros camaradas percorreram este distrito desde o Entroncamento até Almeirim, passando pela Chamusca, num programa que teve especial enfoque no património ferroviário desta região. O programa começou cedo com uma reunião de trabalho na Câmara Municipal do Entroncamento, com o Presidente de Câmara Jorge Faria seguida de uma visita ao Museu Ferroviário. Pela tarde a comitiva visitou a Junta de Freguesia da Carregueira, tendo sido recebida pelo seu Presidente Joel Marques e a Câmara Municipal da Chamusca, onde existiu mais uma reunião de trabalho, desta vez com o presidente Paulo Queimado, a vice-presidente Cláudia Moreira e o vereador Rui Ferreira.
No rescaldo deste périplo de dois dias, Ivan Gonçalves sublinhou que «poder conhecer melhor os valores naturais e culturais, apreciar os saberes seculares, as memórias e as vivências e entender as preocupações, projetos e ambições de quem habita as várias regiões do nosso país, tem sido, porventura, um dos maiores ganhos que o Roteiro da Coesão Territorial está a proporcionar à Juventude Socialista. Continuaremos, ao longo das próximas semanas, a trilhar este caminho de debate alargado sobre o tema da coesão territorial, refletindo sobre como poderá o Estado ter uma administração mais próxima das populações».