As sessões escolares das edições do Parlamento dos Jovens deste ano têm decorrido nas últimas semanas, estando subordinadas ao tema «Racismo, Preconceito, Discriminação», no caso dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, bem como ainda ao tema «Portugal: assimetrias litoral/interior Que soluções?», para os alunos do ensino secundário.
Estas sessões do Parlamento dos Jovens contam sempre com a presença de deputados eleitos pelo respetivo círculo eleitoral em que as escolas se inserem.
Nesse âmbito os deputados da Juventude Socialista têm procurado estar próximos da iniciativa, cuja coordenação é feita por um grupo de trabalho integrado pelo deputado Diogo Leão, Secretário-geral Adjunto da JS, em representação do Partido Socialista.
João Torres, Secretário-geral da JS e deputado eleito pelo círculo do Porto, participou em cinco sessões. Três decorreram no dia 11 de janeiro, uma de manhã na Escola Básica de Rates, à qual se somaram outras duas da parte da tarde, na Escola Secundária de Valongo e na Escola Secundária Júlio Dinis, esta última situada em Ovar. Outras duas realizaram-se no dia 18 de janeiro, uma da parte da manhã na Escola Básica D. Manuel de Faria e Sousa, em Felgueiras, e outra da parte da tarde na Escola Secundária de Penafiel. Irá ainda participar na próxima semana em mais uma sessão, na Escola Profissional Novos Horizontes, localizada na freguesia de Moreira, concelho da Maia, que decorrerá durante a tarde.
O deputado eleito pelo círculo de Lisboa, Diogo Leão, participou numa sessão que decorreu durante a tarde do dia 18 de janeiro na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, Oeiras.
Ivan Gonçalves, Presidente da Federação de Setúbal da JS e deputado eleito pelo círculo de Setúbal, participou numa sessão que decorreu no dia 18 de janeiro, da parte da manhã, na Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, em Almada.
Para a Juventude Socialista estes momentos de contacto com os mais jovens constituem-se como ferramentas privilegiadas para fomentar os valores da democracia, do debate, diálogo, tolerância e cooperação, dotando ainda os participantes de um conhecimento mais aprofundado sobre o trabalho de um dos mais importantes órgãos de soberania, a Assembleia da República.