Delegação Jovem Socialista visita Bruxelas com Movimento Associativo Estudantil

Uma delegação da Juventude Socialista, acompanhada por 13 dirigentes do Movimento Associativo Estudantil português, está hoje em Bruxelas, numa visita que se iniciou ontem, dia 20 de outubro.

Nos dias 20 e 21 de outubro, uma comitiva de seis jovens socialistas e 13 dirigentes de Associações de Estudantes e Académicas deslocou-se até Bruxelas, na Bélgica, uma cidade que é considerada a “capital” da União Europeia na medida em que congrega a sede das principais instituições políticas e administrativas da UE, para além de outras importantes organizações internacionais.

O dia de ontem foi marcado por uma reunião na Foundation for European Progressive Studies (FEPS), um think thank independente, próximo do Partido Socialista Europeu, que procura estabelecer a ponte entre a social-democracia e o projeto europeu. Nesse encontro estiveram presentes Carlos Zorrinho, eurodeputado eleito pelo Partido Socialista, Marie Ziegler, representante da Comissão Europeia, e Maria Feitas, Assessora política da FEPS.

O encontro na FEPS decorreu no âmbito das discussões da conferência «Call to Europe VI», subordinada ao tema «A Geração do Milénio e a Política», que procura refletir sobre como transformar a visão dos mais novos sobre a política e a participação cívica, passando da atual prespetiva maioritária “cinzenta e fechada”, para uma prespetiva onde a política é vista como a atividade onde se defendem causas e missões apaixonantes que procuram mudar o mundo, modernizando a participação dos jovens em partidos, movimentos e associações.

Hoje, dia 21 de outubro, a delegação foi recebida no Parlamento Europeu pela eurodeputada Maria João Rodrigues, eleita pelo Partido Socialista, com quem reuniu para discutir alguns temas como a educação, a criação de emprego jovem e o futuro da União Europeia no contexto do “Brexit”.

Ao final da tarde os participantes visitaram as instalações do Fórum Europeu da Juventude, cuja sede se situa em Bruxelas, tendo ainda reunido com responsáveis da organização para abordar a necessidade de discutir a aposta nas qualificações, em particular ao nível do ensino superior, condição essencial para a emancipação jovem.

A delegação é composta por 13 líderes das principais associações académicas portuguesas, entre os quais, André Ferreira, André Pereira, Carolina Janeiro, Daniel Freitas, Francisco Duarte, Henrique Cruz, João Cardoso, José Dias, Leonardo Martins, Manuel Marchante, Maria Sousa, Rodrigo Teixeira e Vasco Touguinha.

A estes juntam-se, ainda, os representantes da Juventude Socialista, João Torres, Secretário-geral da JS, Maria Begonha, Marina Goncalves, Luís Soares, Eduardo Barroco de Melo e João Moniz.