Delegação da Juventude Socialista reúne com dirigente turca em Istambul

Juventude Socialista reúne com organização congénere turca, em demonstração de solidariedade para com os treze jovens socialistas turcos detidos no passado dia 2 de agosto.

Uma delegação oficial da Juventude Socialista constituída pelo Secretário-geral, João Torres, e pelos Secretários Nacionais Tiago Gonçalves, Ivan Gonçalves, Maria Begonha e Bruno Gonçalves, encontra-se neste momento na Turquia, tendo ontem reunido com Gokce Gokcen, dirigente da Cumhuriyet Halk Partisi Gençlik Kolları (Juventude CHP) e Vice-presidente da Young European Socialists (YES).

Esta visita surge na sequência da detenção de treze jovens socialistas turcos, no passado dia 2 de agosto, alegadamente por estarem ligados à organização do golpe falhado de 15 de julho. No dia 3 de agosto, a JS dirigiu uma missiva à Embaixadora da Turquia em Portugal, Ebru Barutçu Gökdenizler, onde reagiu às detenções apelando a «uma libertação imediata destes treze jovens».

João Torres destaca na missiva que os «jovens socialistas portugueses estarão com os seus irmãos turcos e com a Turquia, protegendo, num espírito de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a Democracia e os direitos de todos os jovens, nomeadamente o direito à livre participação política, o direito à informação, o direito de oposição e o direito à livre expressão».

A reunião com a jovem dirigente socialista turca decorreu junto à Praça Taksim, palco de algumas das mais relevantes manifestações cívicas pela Liberdade e Democracia dos últimos anos na Turquia.