Centenas de jovens socialistas participam em Action Day europeu

Ontem, dia 16 de novembro, decorreu mais uma edição da iniciativa de mobilização nacional da JS, desta vez em articulação com as organizações congéneres europeias, para promoção do «European Youth Plan» socialista.

Os jovens socialistas portugueses realizaram ontem, em cerca de 70 cidades por todo o país, mais de uma centena de iniciativas em escolas, universidades e espaços públicos. Segundo os coordenadores da iniciativa, Portugal foi líder no número de eventos para o Action Day.

Em causa está o «Plano Europeu para a Juventude» promovido pelo Presidente do Partido Socialista Europeu (PES), Sergey Stanishev, que o defendeu enquanto abordagem direta à questão de como a União Europeia poderá vencer a batalha pela sua unidade através da credibilização do projeto europeu junto dos jovens.

Em Portugal, bem como nos restantes países da UE, foram designados dois embaixadores para este Action Day, designadamente, a Secretária Nacional da Juventude Socialista com o pelouro das Relações Internacionais, Maria Begonha, e o representante do Partido Socialista, Dimas Pestana.

«Continuamos um esforço de afirmação internacional e de defesa do projeto europeu, mas com a vocação de travar um combate pelos direitos e oportunidades dos jovens europeus», disse Maria Begonha.

Os quatro pilares em que se funda o Plano – Emprego, Educação, Cultura e proteção infantil – bem como algumas medidas concretas, nomeadamente o alargamento do programa Erasmus ao ensino secundário e profissional, obtiveram dos jovens portugueses um excelente acolhimento, segundo a JS e o PS.

O Plano, oficialmente aprovado no encontro de Paris, a 12 de março de 2016, tem como horizonte temporal 2019 e já obteve, nos últimos meses, o apoio de dezenas de líderes governamentais e Presidentes de países da União Europeia.

Para obter mais informações sobre o «European Youth Plan» basta consultar o endereço youthplan.eu