Em Helsínquia, no 14º Congresso da Young European Socialists (YES), onde a Juventude Socialista (JS) marcou presença através de uma delegação liderada pela Secretária-geral, Maria Begonha, o Secretário Nacional da JS para as Relações Internacionais, Bruno Gonçalves, foi eleito para o Bureau da YES.
Este órgão é composto por um representante de cada organização-membro, onde se inclui a Juventude Socialista, e é responsável pela política e tomada de decisões da organização durante o mandato.
Este órgão é composto por um representante de cada organização-membro, onde se inclui a Juventude Socialista, sendo responsável pelas políticas a serem desenvolvidas, incluindo as tomadas de decisão da organização.
Na reunião magna dos jovens socialistas europeus, a JS apresentou a Moção “Proportional limitation of wages – A matter of equality”, propondo que a YES produza um estudo aprofundado sobre as desigualdades salariais na Europa, tendo em conta variáveis como as qualificações, origem geográfica, sexo, grupo etário entre outros, defendendo um mecanismo de limitação proporcional de salários em cada organização empresarial, pública ou privada, equacionando em conformidade o envio de uma proposta à Comissão Europeia sobre esta matéria.
Destaque ainda para a participação no Congresso de Frans Timmermans, candidato socialista a Presidente da Comissão Europeia, e de Maria João Rodrigues, eurodeputada socialista portuguesa e Vice-Presidente dos Socialists&Democrats no Parlamento Europeu.