António Arnaut, Francisco Seixas da Costa e Paulo Pedroso participam na rentrée da JS

No programa definitivo da conferência «Jovens & Polític@s», hoje conhecido, os jovens socialistas portugueses trazem ao debate mais de uma dezena de convidados, entre personalidades da academia, responsáveis governamentais, deputados e destacados políticos.

A iniciativa, que decorre no Teatro da Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, nos dias 10 e 11 de setembro, marca a rentrée política da Juventude Socialista após o verão, procurando reforçar o papel da juventude na discussão do futuro de Portugal e da Europa.

Com início marcado para as 14:00 horas de sábado, os trabalhos decorrerão ao longo da tarde desse dia, continuando na manhã de domingo e terminando com uma intervenção do Secretário-geral do Partido Socialista, António Costa.

Os cinco painéis do evento correspondem ao conjunto das grandes áreas transversais – Igualdade, Emancipação Jovem, Coesão Social e Territorial, Democracia e Europa – que consubstanciaram o contributo politico da JS, compilado no manifesto «Vamos pela Esquerda | Uma Agenda Jovem», originalmente elaborado para as Eleições Legislativas de 2015 e entretanto relançado no XXI Congresso Nacional do Partido Socialista.

A sessão da abertura da conferência «Jovens & Polític@s», encabeçada por António Arnaut, Presidente Honorário do PS, conta com a participação de Manuel Caldeira Cabral, José Litra e José Eduardo Gouveia.

No primeiro painel, sobre Igualdade, Edite Estrela, Isabel Moreira e Paulo Pedroso irão debater o que falta fazer para melhor responder a este desígnio constitucional, respeitando as diferenças de cada um.

Pelas 16:15 horas, Hugo Pires, Tiago Barbosa Ribeiro e Maria de Lurdes Rodrigues discutem com os jovens socialistas a Coesão Social e Territorial na perspetiva do Estado Social, das pessoas e territórios.

O terceiro painel conta com Carlos Zorrinho, Francisco Seixas da Costa e Maria Begonha para fazer o ponto de situação da “Europa numa encruzilhada”.

No último painel do dia discute-se a Emancipação Jovem, contando para isso com as intervenções de José Vieira da Silva e Tiago Brandão Rodrigues.

Ainda antes do jantar, que marca a suspenção das atividades, será feita uma intervenção política pela Secretária-geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Na manhã de domingo, o painel final do evento, que versará sobre “o futuro da Democracia”, é composto por Basílio Horta, Guilherme Pinto e Maria Manuel Leitão Marques, enquanto oradores convidados.

O programa da conferência «Jovens & Polític@s» encerra com as intervenções de Joaquim Barreto, João Torres e António Costa.

Nota: o programa completo da iniciativa pode ser consultado AQUI.