Algarve acolhe Roteiro da Coesão Territorial da Juventude Socialista

O Secretário-geral da Juventude Socialista esteve presente, no dias 10 e 11 de junho, na região do Algarve em mais uma atividade do Roteiro da Coesão Territorial.

O Roteiro da Coesão Territorial da Juventude Socialista passou pela região do Algarve nos dias 10 e 11 de junho, continuando o périplo que tem percorrido todo o país com o propósito de assinalar os bons exemplos da resiliência económica, social e política presentes nas zonas de baixa densidade populacional do nosso país.

No primeiro dia de roteiro a agenda iniciou-se pela manhã com uma visita ao Ameixial e uma reunião entre a comitiva da Juventude Socialista, o Presidente dessa Junta de Freguesia, José Fernando Carrusca, e o vereador Abílio Sousa. Daí, o grupo de jovens socialistas liderado pelo Secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves, por Fábio Pinto, Secretário Nacional para a Coesão Territorial e por Abel Matinhos, Presidente da Federação do Algarve, dirigiu-se para o município de Monchique, onde visitou a sede local do Partido Socialista, a sede da Junta de Freguesia e as instalações desportivas do clube Juventude Desportiva Monchiquense. Numa reunião de trabalho com Helena Martiniano, Presidente do PS Monchique, com Victor Santos e José Gonçalo Silva, respetivamente Presidente da Assembleia de Freguesia de Monchique e Presidente da Junta de Freguesia de Monchique, foi possível perceber alguns dos problemas que o município enfrenta, naquela que é uma das zonas com maior risco potencial de incêndio nos próximos meses. O dia terminou com uma visita a São Brás de Alportel e com um jantar com elementos do executivo camarário desse município.

No dia seguinte, os jovens socialistas tiveram oportunidade de visitar algumas ilhas da Ria Formosa e tomar contacto com vários problemas que estas zonas enfrentam. Posteriormente, visitaram a Conserveira do Sul, fábrica das conservas Maná, e terminaram o roteiro com um almoço com o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina.

No rescaldo destes dois dias, Abel Matinhos, Presidente da Federação do Algarve da Juventude Socialista referiu que «apesar de o Algarve ser uma região litoral e com forte procura turística, a força da condição geográfica dos territórios mais afastados do mar ou a falta de políticas especificamente dirigidas a estas áreas tem levado à existência de disparidades gritantes entre o litoral e o interior, contribuindo para desvirtuar o potencial desta região».

Por sua vez, Ivan Gonçalves afirmou que «temos percebido cada vez mais que só com captação de investimento e uma aposta no desenvolvimento económico e na criação de postos de trabalho permanentes será possível criar o ambiente e as condições favoráveis à fixação de pessoas e a garantir um desenvolvimento sustentável nas regiões do interior».