Foi eleita, no dia 15 de dezembro, Sofia Pereira, como nova Secretária-Geral da Juventude Socialista.
Com 58,75% dos votos expressos, num congresso eletivo, com mais de 300 delegados, Sofia Pereira tornou-se a 15.ª Secretária-Geral e a 4.ª mulher eleita, nos mais de 50 anos da maior juventude partidária portuguesa.
Durante a campanha Sofia Pereira defendeu um reforço na construção da habitação pública, ambicionando a 10% do parque habitacional total, o alargamento da IVG e o aumento dos salários brutos dos jovens portugueses.
No seu discurso de consagração, no encerramento do 24.º Congresso Nacional da Juventude Socialista, Sofia Pereira recordou as suas origens, em Ferreirim, Lamego e a possibilidade que o Estado Social lhe deu para estar naquele púlpito a proferir a sua intervenção.
Sofia Pereira, afirmou: “A minha presença neste púlpito, hoje, nesta sessão de encerramento, é altamente improvável. Não sou de Lisboa, do Porto, ou de Braga. Venho de Ferreirim, em Lamego, do Alto Douro Vinhateiro. Um sítio onde os sonhos não são, muitas vezes, possíveis. Cresci na escola pública. Fiz desporto no desporto escolar. Fiz-me militante da Juventude Socialista aos 15 anos. Foi na coisa pública, nos espaços públicos, que me fiz adolescente e adulta. Foi graças ao país que desenhamos em Abril de 74 que me fiz política. Com liberdade, igualdade e oportunidade.”
Sofia Pereira sucede, assim, a Miguel Costa Matos, depois de dois mandatos, de 2020 a 2024, com dezenas de iniciativas legislativas aprovadas onde se destaca, entre outros, a Lei de Bases do Clima, o Direito ao Esquecimento e o Direito a Desligar.