Quem são os Presidentes de Federação eleitos para o mandato de 2022-2023?

Realizaram-se, nas últimas semanas, os congressos das estruturas federativas distritais da Juventude Socialista.

Numa clara fase de mudança geracional dos quadros da Juventude Socialista, treze dos novos eleitos irão agora iniciar o seu primeiro mandato, tendo os presidentes das federações de Castelo Branco, Aveiro, Porto, Algarve e FAUL visto os seus mandatos renovados.

Com uma média de idades de 25,9 anos, doze dos presidentes são do sexo masculino (66,7%) e seis do sexo feminino, o que corresponde a 33,3% do total.

As duas presidentes mais jovens eleitas são a Sofia Pereira, de Lamego, Viseu; e a Maria Santos, de Alenquer, da Federação Regional do Oeste, ambas com 22 anos. A Sofia estuda num mestrado na área do marketing digital e negócios internacionais e foi deputada à Assembleia Municipal de Lamego no mandato transato.

A Maria Santos, é mestranda em Direito, professora Universitária na Universidade Lusófona e é deputada municipal e de freguesia. A Federação Regional do Oeste (FRO), é composta pelos concelhos do norte do distrito de Lisboa (Torres Vedras, Lourinhã, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Cadaval).

Entre os Presidentes repetentes, destaca-se o Miguel Rodrigues. Deputado eleito à assembleia da república e Secretário-Geral Adjunto da Juventude Socialista, é natural de Matosinhos, gestor de profissão e reeleito Presidente da Federação do Porto.

A também deputada Joana Sá Pereira, renova o seu mandato na Federação Distrital de Aveiro. Intolerante às desigualdades sociais, é advogada (com funções suspensas em virtude do exercício de funções públicas) e é a atual Presidente da Mesa da Comissão Nacional da Juventude Socialista.

Pedro Anastácio, reeleito como Presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, é licenciado em Direito, sendo advogado. Atualmente está como vereador na Câmara Municipal de Lisboa e como deputado à Assembleia da República. Está na política porque acredita que esta é a melhor ferramenta para transformar a vida da nossa comunidade e do nosso povo.

Em Castelo Branco, é reeleito um beirão regionalista e profundamente pelos saberes,  tradições e pela proximidade às gentes que os detêm. O fundanense Tiago Soares Monteiro, de 25 anos volta a liderar a sua Federação.

No Algarve, o Abel Matinhos, jurista e empresário natural de Loulé, também manteve a presidência da sua federação. Habituado às causas climáticas, pelo seu combate à prospeção e exploração de petróleo na costa algarvia, quer transpor esse espírito revolucionário para os militantes do distrito mais a sul de Portugal.

No Baixo Alentejo, distrito de Beja, Afonso Domingos deixou a concelhia de Mértola e abraçou um novo desafio. Tem 24 anos, é secretário na Assembleia Municipal de Mértola, acérrimo defensor da regionalização e apaixonado por cultura.

João Pedro Meira, com 25 anos, tomou as rédeas da federação de Portalegre. Economista no Banco de Portugal e deputado à Assembleia Municipal de Portalegre no último mandato, o João encontra no Estado social o único garante para que ninguém nasça condenado à partida e na intervenção do Estado e dos regulares independentes como veículos para compatibilizar o desenvolvimento económico e a equidade social.

Já no distrito de Évora, com 24 anos, foi eleito o Ludgero Glórias que encontra na propina zero no ensino superior a sua grande causa; economista estatístico no Banco de Portugal, defende ainda o fim da precariedade nas carreiras científicas e a melhorias de condições para os agentes de ação educativa.

Em Setúbal, numa eleição disputada, o Secretário Nacional da Juventude Socialista, Pedro Vasconcelos Almeida, foi eleito Presidente de Federação. Natural do Barreiro, entre os muitos contributos que tem dado através da sua participação política desde os 15 anos, destacou-se mais recentemente pela coordenação do programa eleitoral da Juventude Socialista nas últimas eleições legislativas.

Também eleito para um primeiro mandato à frente da distrital de Santarém, o Pedro Gomes, natural do Entroncamento, é técnico de emergência e socorro e bombeiro voluntário há treze anos.

Em Leiria, a Diana Pais abraçou o desafio de se tornar a primeira mulher presidente da estrutura distrital. Solicitadora, membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista, secretária da mesa da Comissão Política Nacional do Partido Socialista e deputada à Assembleia Municipal de Castanheira de Pêra, a Diana encontra na mobilidade e transportes e na coesão territorial as suas principais bandeiras.

Em Coimbra o Daniel Azenha venceu as eleições para a Federação. Com 27 anos, é natural da Figueira da Foz, Coordenador dos Estudantes Socialistas e ex-presidente da Associação Académica de Coimbra.

Noutra eleição disputada, o Miguel Will foi eleito Presidente da Federação da Guarda. É médico veterinário, foi dirigente estudantil e particularmente movido pelas causas da coesão territorial.

Em Braga, com 29 anos, temos o presidente eleito mais velho entre os dezoito distritos. O José Eduardo Gouveia foi presidente de concelhia, é autarca há já dois mandatos e trabalha numa multinacional em Vila Nova de Gaia. Há muito tempo que vê a Juventude Socialista como a principal voz dos jovens em Portugal.

O André Abraão, com 24 anos, foi eleito o novo presidente da federação de Vila Real; mestre em Direito Internacional e Europeu, desempenha funções como técnico superior na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e é deputado à Assembleia Municipal de Vila Real.

Na Federação do Alto Minho, que corresponde ao distrito de Viana do Castelo, foi eleita a Cláudia Moreira. É de Valença, onde desempenha funções no Gabinete de Apoio à presidência da Câmara Municipal, advogada e formadora. Defensora dos direitos à liberdade e igualdade, tem desempenhado vários cargos dirigentes ao nível concelhio, distrital e nacional.

De Bragança, por fim, temos a Caroline Pereira, estudante-bolseira no Doutoramento em Ciências da Saúde pela Universidade do Minho. As causas que a movem são o feminismo e a igualdade de género, a ciência e a emancipação jovem.

Esta é a nova equipa de Presidentes de Federação, da Juventude Socialista, eleita para o mandato de 2022-2023. Desejamos a todos um excelente mandato e que continuem a ser os mais acérrimos defensores das nossas causas nos seus distritos.