Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, esteve em Lisboa e reuniu com jovens de toda a europa, a convite da Juventude Socialista.
Uma plateia repleta de jovens encheu a sede nacional do Partido Socialista, no Largo do Rato, no passado sábado dia 2 de dezembro, para ouvir o Líder do Partido Trabalhista Britânico. A convite da Juventude Socialista, Jeremy Corbyn conversou com jovens socialistas portugueses e de outros países da Europa à margem do Conselho do Partido Socialista Europeu (PSE), que se realizou em Lisboa.
Repetindo várias vezes o seu slogan «For the many not the few», o líder dos trabalhistas ingleses afirmou a necessidade de uma maior intervenção dos Estados europeus na economia, defendendo o aumento de impostos sobre as multinacionais e sobre as grandes fortunas, de forma a que exista mais investimento público nas áreas sociais.
Além das várias ideias que deixou, Jeremy Corbyn teve ainda tempo para responder a várias questões feitas por jovens presentes, que o interpelaram sobre o Brexit e o futuro da União Europeia e dos partidos socialistas. A estes, Corbyn assegurou a vontade de «conversar com todas as forças socialistas e progressistas da europa no sentido de unir esforços contra a austeridade e pela garantia de que haverá crescimento económico que beneficie todos os cidadãos por igual».
Por sua vez, Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista e deputado à Assembleia da República, referiu que «esta foi uma excelente oportunidade para que muitos jovens pudessem dialogar com um dos principais líderes socialistas europeus. Jeremy Corbyn tem conquistado uma simpatia crescente junto do eleitorado jovem britânico e a JS tem, certamente, muito a aprender com as suas ideias e reflexões».
O jovem socialista defendeu, ainda, a ideia de que «no centro da matriz ideológica da Juventude Socialista está a defesa irredutível de uma sociedade justa e cada vez menos desigual. Tal como Corbyn, queremos estar na linha da frente na luta por um futuro com direitos e assumir como prioridade o combate a todo o tipo de desigualdades, através da defesa da existência de bons serviços públicos gratuitos e universais, de soluções para uma redistribuição mais justa da riqueza e da promoção de uma sociedade fundada na remuneração justa e no trabalho digno».