«As políticas de habitação devem ser uma prioridade no atual contexto nacional, tendo em conta as assimetrias geográficas que conhecemos e as crescentes dificuldades na oferta de alojamento acessível nos grandes centros urbanos», afirmou Ivan Gonçalves.
O Secretário-geral da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves, esteve hoje presente, enquanto orador, no 10º encontro do «PS de Portas Abertas à Cidadania», iniciativa que teve lugar pelas 18:00 horas na sede nacional do Partido Socialista, no Largo do Rato. Esta iniciativa debruçou-se sobre o tema «Jovens e Habitação» e contou também com a participação da deputada à Assembleia da República Helena Roseta.
O debate esteve centrado em políticas de habitação para jovens e na recente consulta, lançada pelo atual Governo do Partido Socialista, em torno de uma «Nova Geração de Políticas de Habitação».
Na sua intervenção, Ivan Gonçalves afirmou que «As políticas de habitação devem ser uma prioridade no atual contexto nacional, tendo em conta as assimetrias geográficas que conhecemos e as crescentes dificuldades na oferta de alojamento acessível nos grandes centros urbanos».
O líder dos jovens socialistas relembrou, ainda, a audiência das recentes propostas, apresentadas pela Juventude Socialista, de alteração ao Orçamento do Estado para 2018 na área da habitação, que propuseram o «aumento do limite de dedução, a título de despesas de educação, dos encargos com rendas e com a criação a nível nacional de uma bolsa de habitação a custos controlados, destinada a alojamento para estudantes do Ensino Superior».
Por usa vez, Helena Roseta deu conta da recente iniciativa do Governo relativa à «Nova Geração de Políticas de Habitação» e da intenção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista de alargar esse debate e procurar ouvir todos os cidadãos sobre este programa, no qual todos podem participar consultando o endereço eletrónico http://habitacao.ps.pt.