André Costa, Secretário Nacional da Juventude Socialista para os Assuntos Europeus, foi orador num workshop da Young European Socialists (YES) sobre o Futuro da esquerda Europeia.
No passado dia 11 de novembro, na cidade de Bruxelas, o Secretário Nacional da JS André Costa participou enquanto orador num dos workshops organizados no âmbito do 25º aniversário da YES, levando para o debate a recente experiência portuguesa de um Governo apoiado na Assembleia da República por uma ampla maioria de esquerda.
Este workshop debateu caminhos e estratégias de futuro que permitam revitalizar e reafirmar a social-democracia e o socialismo democrático no seio do debate político europeu, tendo a solução de governo portuguesa sido vista, pelos participantes, como uma base de inspiração e esperança.
Na sua intervenção, André Costa destacou o facto «de ser possível mudar o rumo da União Europeia. A solução de governo à esquerda tem permitido reforçar o Estado Social, aumentar salários e consolidar as contas públicas, sendo a prova clara que a austeridade eterna defendida pela direita não é mais que uma manobra que quer esconder uma agenda liberal de destruição do Estado providência».
O jovem socialista, acrescentou ainda que «a solução política atual voltou a trazer os cidadãos para o centro de debate, apaziguando o clima social e económico. Para além disso, os níveis de confiança das pessoas nas instituições democráticas e no sistema político têm registado uma evolução muito positiva».
Esta iniciativa terminou com um apelo de André Costa à mobilização de todos e à construção de pontes entre os socialistas e outras forças progressistas.