JS participa no primeiro Bureau da Young European Socialists

A Juventude Socialista marcou presença na primeira reunião deste mandato do Bureau da Young European Socialists (YES), a qual decorreu na cidade de La Valleta, em Malta.

Entre 23 e 25 de junho, na cidade de La Valleta, em Malta, decorreu a primeira reunião ordinária do Bureau da YES, órgão que reúne semestralmente os representantes de todas as organizações associadas e da qual a JS é membro fundador.

A representação da JS foi assegurada pela Secretária Nacional para as Relações Internacionais, Catarina Lourenço.

Os pontos fortes da agenda foram o balanço e a discussão da atual situação política europeia, com especial destaque para as recentes eleições em França e no Reino Unido, a apresentação e aprovação do plano de atividades e do orçamento da YES para o mandato 2017-2019 e a discussão e votação de resoluções políticas que irão influenciar a agenda e a atuação da YES.

Neste último ponto, e inspirada nos excelentes resultados do atual Governo português, a Juventude Socialista apresentou uma resolução sobre a necessidade de acordos políticos à esquerda, que foi aprovada por unanimidade.

Este documento defendeu a necessidade de se estabelecerem plataformas de discussão e diálogo entre os partidos socialistas europeus e as forças políticas à sua esquerda, numa construção permanente que alcance pontos de convergência e união entre as diferentes forças.

Nas palavras de Catarina Lourenço, «esta necessidade de entendimento à esquerda não deve acontecer apenas a nível nacional, mas também ao nível das instituições europeias, quer no Parlamento, quer no Conselho Europeu».

A Secretária Nacional para as Relações Internacionais entende que «é essencial que estes entendimentos existam e que contribuam para a tão necessária e urgente reformulação da União Europeia».

O programa deste Bureau contou, ainda, com várias sessões de trabalho temáticas e com um momento de discussão e debate entre os participantes e o Primeiro-ministro e o Ministro das Finanças de Malta, Joseph Muscat e Edward Scicluna, respetivamente.

A resolução apresentada pela Juventude Socialista pode ser consultada aqui.