A segunda reunião do órgão máximo da Juventude Socialista entre congressos criou um grupo de trabalho para estudar o funcionamento dos congressos nacionais e incidiu na discussão e aprovação de vários documentos estruturantes do funcionamento da organização, bem como numa intensa análise política do contexto nacional e internacional do país.
Reunida no auditório do Centro de Interpretação do Mundo Rural de Mogadouro, distrito de Bragança, pelas 14:30 horas do passado sábado, dia 29 de abril, a Comissão Nacional da Juventude Socialista tomou várias deliberações e promoveu uma ampla discussão sobre a atual situação política.
Nos primeiros pontos da Ordem de Trabalhos foram apreciados, discutidos e aprovados o Relatório e Contas da JS para o ano económico de 2016, o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2017 e várias propostas de revisão e alteração de regulamentos da Juventude Socialista.
Entre estes últimos documentos, o Regulamento Eleitoral Geral e o Regulamento de Inscrição e Transferência foram propostos pelo Secretariado Nacional, enquanto a proposta de Regulamento dos Estudantes Socialistas coube à respetiva estrutura autónoma e o Regulamento de Disciplina e de Processo Jurisdicional foi proposto pela Comissão Nacional de Jurisdição.
Além desta extensa aprovação de documentos, outra das deliberações tomadas nesta Comissão Nacional, e que consistiu numa manifesta valorização deste órgão e das suas competências, foi a criação de um grupo de trabalho para estudar o funcionamento dos congressos nacionais da JS.
Houve ainda tempo para várias informações e para uma discussão bastante participada na habitual análise da situação política. A poucos meses das eleições autárquicas de outubro deste ano, o Secretário-geral da Juventude Socialista invocou «a enorme importância que estas eleições terão não só na necessidade de mobilizar os jovens para a participação política local, como para a necessidade de renovação das listas e dos protagonistas, garantindo que a juventude tem mais voz e mais poder na decisão do seu futuro».
De destacar, ainda, o voto de saudação apresentado pelo Secretariado Nacional pela eleição do nosso camarada João Duarte Albuquerque, no passado dia 8 de abril, como Presidente da Young European Socialists (YES).
O voto de saudação poderá ser lido aqui.