Juventude Socialista reúne com organização congénere turca, em demonstração de solidariedade para com os treze jovens socialistas turcos detidos no passado dia 2 de agosto.
Uma delegação oficial da Juventude Socialista constituída pelo Secretário-geral, João Torres, e pelos Secretários Nacionais Tiago Gonçalves, Ivan Gonçalves, Maria Begonha e Bruno Gonçalves, encontra-se neste momento na Turquia, tendo ontem reunido com Gokce Gokcen, dirigente da Cumhuriyet Halk Partisi Gençlik Kolları (Juventude CHP) e Vice-presidente da Young European Socialists (YES).
Esta visita surge na sequência da detenção de treze jovens socialistas turcos, no passado dia 2 de agosto, alegadamente por estarem ligados à organização do golpe falhado de 15 de julho. No dia 3 de agosto, a JS dirigiu uma missiva à Embaixadora da Turquia em Portugal, Ebru Barutçu Gökdenizler, onde reagiu às detenções apelando a «uma libertação imediata destes treze jovens».
João Torres destaca na missiva que os «jovens socialistas portugueses estarão com os seus irmãos turcos e com a Turquia, protegendo, num espírito de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a Democracia e os direitos de todos os jovens, nomeadamente o direito à livre participação política, o direito à informação, o direito de oposição e o direito à livre expressão».
A reunião com a jovem dirigente socialista turca decorreu junto à Praça Taksim, palco de algumas das mais relevantes manifestações cívicas pela Liberdade e Democracia dos últimos anos na Turquia.