A moção, intitulada «Em defesa dos jovens do interior de Portugal», tem como primeiro subscritor Luis Soares, Presidente da estrutura federativa distrital de Viseu da Juventude Socialista.
O XXI Congresso Nacional do Partido Socialista, que se realiza em Lisboa, nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, conta com quatro moções setoriais da Juventude Socialista, três da estrutura nacional e uma da Federação de Viseu, que serão apresentadas aos congressistas.
A moção «Em defesa dos jovens do interior de Portugal», surge de um processo iniciado no último Congresso Distrital do PS de Viseu, com a apresentação do documento «Em defesa dos jovens do distrito de Viseu e do seu território», que merceu a aprovação unânime da estrutura distrital do partido.
Aquando da apresentação da moção global de estratégia de António Costa, em Viseu, esse mesmo documento foi entregue ao Secretário-geral do partido, «para que pudesse ser tomado em conta em futuras medidas a implementar na região», afirma Luis Soares.
A moção atual vai mais longe, alargando o seu âmbito a todo o território do interior, ao apresentar propostas concretas para o desenvolvimento e fixação de jovens nas regiões do interior, com medidas nas áreas da Educação, Emprego, Empreendedorismo, Habitação e Cultura.
Para Luis Soares, «este documento serve como ponto de partida para as políticas de juventude que consideramos essenciais virem a ser implementadas», referindo ainda que a sua estrutura «deseja contribuir, com ideias e soluções», nomeadamente projetando «o interior do nosso Portugal e as gentes que por aqui habitam», por forma a almejar «um futuro ambicioso e com igualdade de oportunidades».
Nota: o texto completo da moção pode ser consultado AQUI.