Os deputados jovens do Partido Socialista, Diogo Leão e Ivan Gonçalves, coordenaram, na passada segunda-feira, dia 2 de maio, os trabalhos de discussão dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais que elegeram os representantes nacionais das escolas participantes na iniciativa.
O Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, cuja 20.ª edição teve como tema «Racismo, Preconceito e Discriminação – Ao debate!», contemplou a participação de 479 escolas, de todo o país, e culminou na sessão nacional, que decorreu na Assembleia da República, com a representação de 64 escolas, por 128 jovens “deputados”.
A primeira fase dos trabalhos da sessão nacional implicou o debate, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares.
Os deputados da JS coadjuvaram os trabalhos de 2 das 4 Comissões existentes, particularmente, da 3.ª Comissão (Aveiro, Braga, Faro, Lisboa, Madeira e Viana do Castelo), pelo deputado Diogo Leão, e da 4.ª Comissão (Açores, Beja, Braga, Coimbra, Guarda, Lisboa, Setúbal e Viseu), pelo deputado Ivan Gonçalves.
Para Ivan Gonçalves, o projeto do Parlamento dos Jovens constitui uma «imprescindível oportunidade para promover a proximidade entre os jovens portugueses e a Democracia», tendo ficado positivamente surpreendido pela qualidade das intervenções políticas dos “deputados”.
Diogo Leão salientou a importância de fomentar «a discussão política dos problemas da nossa sociedade, num ambiente pedagógico e livre», bem como a relevância do tema, no momento em que a Europa é chamada a auxiliar centenas de milhar de refugiados da guerra, da fome e da pobreza.
Nos dias 23 e 24 de maio, decorrerá a sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, com o tema «Portugal: assimetrias litoral/interior – Que soluções?».